Notícias

3ª REUNIÃO DO COMITÊ DE GOVERNANÇA DO CI-PBA DA TERRA INDÍGENA CAMPINAS KATUKINA

WhatsApp Image 2023-12-15 at 14.12.19

Na manhã desta sexta-feira 15/12/2023 ocorreu a 3ª Reunião Ordinária do Comitê de Governança do CI-PBA da Terra Indígena Campinas Katukina. A reunião contou com a participação do Cacique Geral da TI, Vice Cacique Geral, Lideranças, representantes das 11 aldeias, Equipe Técnica da Transmissora Acre, Equipe Técnica de Gerenciamento do Plano Básico Ambiental do Componente Indígena, Representante do IBAMA, FUNAI e demais instituições parceiras que compõem o referido comitê.


Fonte: Equipe Técnica do CI-PBA

O principal objetivo da reunião foi a apresentação e avaliação dos resultados alcançados neste ano de 2023, com a implementação de ações decorrentes de 08 programas e 18 projetos que estruturantes do CI-PBA.


Fonte: Equipe Técnica do CI-PBA

Essa rede de apoio que conjuga esforços das Lideranças Indígenas, Transmissora Acre, IBAMA, FUNAI e demais instituições Públicas e Privadas, envolvidas diretamente e indiretamente na implementação do CI-PBA, vem se consolidando como um importante instrumento de gestão para a implantação da Linha de Transmissão 230 kV no trecho Feijó-Cruzeiro do Sul, considerada como um dos maiores investimentos em execução no Estado do Acre.


Fonte: Equipe Técnica do CI-PBA

O sucesso e êxito da implementação do CI-PBA foi registrado através de várias manifestações, especialmente de importantes instituições parceiras.


O IBAMA relatou estar surpreso com esse empreendimento, pois até o momento não houve reclamações ou problemas relatados ou identificados, o que pode ser considerado um diferencial na implementação do CI-PBA e do empreendimento. Ainda manifestou: “O trabalho que está sendo feito é mais que um PBA, em virtude de tudo que está sendo realizado, principalmente em relação as atividades de Segurança Alimentar”. O representante do IBAMA informou ainda: que o “CI-PBA foi citado em uma reunião ocorrida recentemente na Câmara dos Deputados como uma iniciativa inovadora sobre Empreendimentos em Terras Indígenas”. Sebastião Santos da Silva, técnico do IBAMA.


O representante da FUNAI/CR JURUÁ, Senhor Eldo Carlos Shanenawa, destacou que o CI-PBA está sendo implementado sem quaisquer problemas e a importância da cooperação institucional criada no âmbito do projeto “Rede de Parcerias” para auxiliar o monitoramento e fiscalização da Terra Indígena. Além disso, reforçou a disponibilidade da FUNAI em apoiar sobremaneira importantes ações que vêm sendo realizadas com a implementação do PBA.


Fonte: Equipe Técnica do CI-PBA

O representante da Secretaria de Estado de Educação e Esporte – SEE, Charles Falcão, enfatizou sobre as dificuldades do Estado em transformar os Planos de Gestão e Etnozoneamentos das TI’s em Políticas Públicas Ambientais, ao contrário do que está ocorrendo na TI Campinas Katukina, cujos projetos que estão sendo implementados tratam-se de “projetos de vida”, e que a participação das parcerias estabelecidas no âmbito do CI-PBA permitirá a sustentabilidade dos projetos em implementação.


Fonte: Equipe Técnica do CI-PBA

Por fim, o Presidente da Organização dos Povos Indígenas do Rio Juruá – OPIRJ, Senhor Francisco Piyãko, destacou a grandeza e importância do CI-PBA para a Terra Indígena Campinas Katukina, e que este Plano Básico Ambiental plenamente concluído deverá ser utilizado como modelo e referência para todas as Terras Indígenas do Vale do Juruá.


A reunião foi encerrada com a visita guiada às obras do Complexo Administrativo da Terra Indígena que está sendo construído no âmbito do CI-PBA.