Notícias

AGPN e OPIRJ Celebram Parceria Importante e Estratégica para Desenvolvimento na Terra Indígena Campinas Katukina

WhatsApp Image 2023-11-17 at 10.56.23

A Associação do Povo Noke Koî da Terra Indígena Campinas (AGPN) e a Organização dos Povos Indígenas do Rio Juruá (OPIRJ), com interveniência da empresa Gestão & Resultados Consultores Associados (Gerenciadora da Implementação do CI-PBA), firmaram importante e estratégico Termo de Cooperação Técnica e Administrativa, visando impulsionar o desenvolvimento sustentável na Terra Indígena Campinas Katukina, situada no coração do Acre.

O acordo, assinado em 14 de novembro de 2023, estabelece a cooperação entre a AGPN, representada pelo Cacique Levi Pequeno de Souza, e a OPIRJ, liderada pelo Presidente Francisco da Silva Piyâko, tendo como principal objetivo, promover a cooperação técnica e administrativa entre as partes, integrando e potencializando os Projetos e Ações do Plano Básico Ambiental do Componente Indígena (CI-PBA) na Terra Indígena Campinas Katukina. A parceria busca fortalecer a Gestão da Terra Indígena e da Organização Indígena, implementar Programas de Reestruturação Produtiva e Segurança Alimentar, promover o Fortalecimento Sociocultural, e intensificar a Vigilância, Monitoramento e Fiscalização do Território Indígena.

Dentre as responsabilidades assumidas, a OPIRJ compromete-se a atuar como interveniente para resoluções técnicas administrativas e de conflitos, apoiando a AGPN na estruturação administrativa e oferecendo cursos e treinamentos em associativismo e gestão institucional.

Importante ressaltar que pela representatividade e atuação responsável, na região do Rio Juruá, recentemente, a OPIRJ celebrou recentemente um importante contrato com o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), no valor de 35 milhões de reais, visando o Projeto de Gestão Territorial da Organização dos Povos Indígenas do Rio Juruá (OPIRJ), contemplando 11(onze) Terras Indígenas, inclusive a TI Campinas Katukina. A OPIRJ fará um planejamento estratégico em todas essas Terras Indígenas para definir conjuntamente a aplicação dos recursos basicamente em quatro grandes linhas: Fortalecimento Institucional; Gestão Territorial e Ambiental; Atividades Produtivas Sustentáveis e Valorização da Cultura e Tradições Indígenas.

Por sua vez, a AGPN compromete-se a participar ativamente de todas as ações e programas do Termo de Cooperação Técnica, garantindo a participação de toda a diretoria e conselho de lideranças membros da associação. A AGPN também disponibilizará a infraestrutura implantada pelo CI-PBA em prol desta cooperação.

Essa parceria estratégica representa um passo significativo em direção ao desenvolvimento sustentável, promovendo a preservação ambiental, o fortalecimento das Comunidades Indígenas e a Valorização de suas Tradições Culturais.