No dia 19 de setembro de 2024, às 09:30h da manhã, a Equipe de Educação Ambiental do IBAMA/AC (EEA-IBAMA/AC), composta pelos servidores Francisco Missias da Conceição Lopes e Ádila de França Lima, ministraram uma palestra para os alunos do ensino médio da Escola Indígena Tamãkayã, localizada na Aldeia Waninawa, Terra Indígena Campinas Katukina – Município de Cruzeiro do Sul/AC.
A palestra sobre “Quem é o IBAMA e suas atribuições”, com ênfase na proteção dos recursos naturais, valorização da cultura indígena e alternativas ao uso de produtos da fauna silvestre em artesanatos indígenas, contou com a presença de cinco professoras e doze alunos, além dos palestrantes.
Nesse momento, todos puderam conhecer mais um pouco acerca dos trabalhos realizados pelo IBAMA quanto o cuidado com a fauna silvestre, bem como os demais recursos naturais são importantes para a manutenção do nosso bioma e o quanto a participação dos povos indígenas é fundamental para que esse êxito seja alcançado.
Na ocasião também foram abordados assuntos relacionados à produção e destinação de resíduos sólidos de forma adequada, de modo a não haver acúmulo aos arredores da escola, tampouco das demais comunidades e residências a fim de não atrair roedores, insetos e parasitas que podem afetar diretamente na saúde de todos. Também foi abordado, brevemente, acerca do tempo de decomposição de matéria plástica e de matéria orgânica.
Por fim, a Equipe de Educação Ambiental fez a distribuição de folders de campanhas educativas contra o tráfico de animais silvestres e incêndios florestais, apresentando mural de fotos do IBAMA em ação, nas suas mais diversas atribuições, dentre elas: Fiscalização ambiental, Resgate e soltura de animais silvestres e combate aos incêndios florestais.
Esta ação de iniciativa do IBAMA, deverá ser intensificada em apoio ao Componente Indígena do Plano Básico Ambiental – CI-PBA da TI Campinas Katukina, referente ao Licenciamento Ambiental da Linha de Transmissão 230 kV no Trecho Feijó-Cruzeiro do Sul.