Foi realizado, entre os dias 02 a 06 de maio de 2023, o Curso de Plantio e Manejo de Mandioca, ofertado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR-AC) em parceria com a Associação Geral da Terra Indígena (AGPN), no âmbito do CI – PBA.
O Curso contou com ampla participação dos indígenas. Quem ministrou as aulas foi o instrutor técnico do SENAR, João Ferreira de Menezes.
O objetivo do curso foi capacitar e qualificar a comunidade para a implantação, condução e comercialização de lavouras de mandioca e contou com a participação de 15 indígenas da TI.
Constituído de dois módulos: um teórico e outro prático, o curso totalizou 40 horas/aula, sendo as aulas teóricas ministradas na Escola Yosite Tamãkaya e as práticas em campo ocorreram em plantios próximos à Terra Indígena.
A programação contemplou desde o preparo do solo à colheita da raiz, além de noções sobre formação de preços, custos de produção e o comportamento do mercado.
A avaliação dos indígenas em relação ao curso foi muito positiva, com importantes diálogos e trocas de aprendizagem entre todos os participantes.