Notícias

Transmissora Acre garante energia renovável para o Vale do Juruá e autonomia aos Noke Ko’î da TI Campinas Katukina

Foi realizada no dia 06 de novembro de 2024 a entrega formal do Centro Administrativo da Terra Indígena Campinas Katukina.

O Centro Administrativo é composto pela Sede da Associação Geral da TI Campinas Katukina – AGPN, Centro de Medicinas Tradicionais, Viveiro, Centro de Artesanato, Garagem (para guarda de caminhonete, carro de passeio, trator, barco e sua carretinha para transporte) e Banheiros doados e equipados pela Transmissora Acre à AGPN.

A entrega foi realizada pela Transmissora Acre no âmbito do Plano Básico Ambiental do Componente Indígena – CI-PBA, referente ao licenciamento ambiental da Linha de Transmissão 230 kV, no trecho Feijó-Cruzeiro do Sul/AC.

O evento foi prestigiado pelo Cacique Geral, Vice Cacique Geral, Presidente da AGPN, as Lideranças Indígenas das 11 Aldeias da TI Campinas Katukina, além de vários outros moradores da TI, representantes da FUNAI-CR-Juruá, CGLic/FUNAI-DF, Organização dos Povos Indígenas do Rio Juruá (OPIRJ), Comissão Pró-indígenas do Acre (CPI/Acre) e da Transmissora Acre.

Com esta entrega a Transmissora Acre avança no cumprimento dos acordos previstos no CI-PBA e firmados com todas as Lideranças Indígenas, visando viabilizar energia renovável para o Vale do Juruá e autonomia aos Noke Ko’î da TI Campinas Katukina.

Sede Administrativa da Terra Indígena Campinas Katukina
Foto: Maicon Vieira (ac24horas.com)

 

Para saber mais sobre este que foi um marco importante para a história do Povo Noke Ko’î, veja a reportagem produzida pelo site ac24horas através do link:

https://ac24horas.com/2024/11/07/linhao-garante-energia-renovavel-para-o-vale-do-jurua-e-autonomia-aos-povos-originarios/